
Link patrocinado: psilocibina
Com o passar do tempo, é comum perceber que o celular não tem o mesmo desempenho de quando era novo. Isso pode ser causado por diversos fatores que afetam diretamente a velocidade e a eficiência do aparelho. Confira abaixo seis vilões que podem estar comprometendo a performance do seu celular.
Leia + 7 eletrônicos que envelheceram mal e você não deve usar mais
1. Armazenamento cheio
A falta de espaço no armazenamento interno pode deixar o smartphone lento e com dificuldades para rodar aplicativos. Fotos, vídeos, arquivos e apps acumulados consomem muito espaço e podem afetar o desempenho geral do dispositivo.
2. Muitos aplicativos em segundo plano
Aplicativos que rodam em segundo plano consomem RAM e poder de processamento, reduzindo a velocidade do celular. Fechar apps não utilizados e desativar aqueles que iniciam automaticamente pode ajudar a melhorar a performance.
3. Cache excessivo
O cache é um armazenamento temporário que pode melhorar a velocidade de acesso aos apps, mas quando acumula dados em excesso, pode causar lentidão. Limpar o cache regularmente ajuda a manter o sistema mais responsivo.
Leia + Qual é o melhor iPhone custo-benefício em 2025? Veja opções para comprar
4. Atualizações pendentes
Não manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados pode comprometer a segurança e o desempenho do celular. Atualizações frequentes trazem correções de bugs e otimizações importantes para o funcionamento adequado do dispositivo.
5. Superaquecimento
O calor excessivo pode prejudicar o funcionamento do processador, reduzindo sua velocidade para evitar danos. Evitar uso prolongado de apps pesados e não expor o aparelho a altas temperaturas pode contribuir para um melhor desempenho.
6. Uso de apps pesados em dispositivos antigos
Aplicativos modernos exigem mais processamento e memória RAM. Em celulares mais antigos, rodar apps pesados pode causar travamentos e lentidão. Optar por versões “lite” de apps pode ser uma solução para manter o desempenho.
Leia + 5 recursos anunciados para o Galaxy S25 que já existem no iPhone
Conclusão
Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença no desempenho do seu celular. Limpar o armazenamento, fechar aplicativos desnecessários, manter o sistema atualizado e evitar superaquecimento são algumas das medidas essenciais para garantir que seu smartphone continue funcionando de maneira eficiente por mais tempo.